Mudei de endereço

Postar um comentário

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Diferentes conceitos de inteligência, com um teste exclusivo ao final do post

Agora não lembro se eram os etólogos ou os experimentais, mas uma dessas turmas de psicologia dos bichos propunha uma definição no mínimo curiosa para o conceito de inteligência: tratar-se-ia da capacidade que temos de discriminar estímulos. Assim, um pombo seria mais "inteligente" que, digamos, um bem-te-vi por ser capaz de diferenciar, por exemplo, círculos verdes de círculos vermelhos, enquanto que para o passarinho cantador todo círculo é círculo, e todos os círculos são iguais. Tal definição, aplicada ao caso humano, explicita em que medida um enólogo possui inteligência vinícola superior à minha: para mim, pobre bem-te-vi, qualquer vinho tinto, tirando sangue de boi, está valendo; o máximo de capacidade discriminatória que alcanço é perceber que o Merlot, talvez, eventualmente, quem sabe, seja um pouquinho mais forte que o Cabernet (estão ouvindo esse barulho? são os enólogos se revirando no caixão - ou nos polvos - neste exato instante). Enquanto isso, o enólogo inteligente identifica notas de madeira aqui e notas de plástico acolá (ouviram o barulho de novo?).

Felizmente, porém, esse conceito é apenas um entre vários - porque, se fosse o predominante, minha carreira acadêmica teria sido interrompida no pré-primário. Existem alguns pares de objetos no mundo que para mim são impossíveis de diferenciar - a saber,

atacado e varejo
banana prata e banana nanica
Autumn Leaves e All The Things You Are
Star Trek e Star Wars.

Mas, pensando bem, meu problema não é tanto de discriminação, pois em realidade sei muito bem que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Sei que existem vendas diretas e indiretas, que uma banana é gostosa e outra nem tanto, que uma das músicas é mais bonita e um tantinho mais complexa do que a outra, e que Darth Vader e espadas de sabre nada têm a ver com Spok e orelhas pontudas em geral. Meu problema de inteligência, portanto, pertence a outra categoria. Sou um pombo que conhece os círculos vermelhos e verdes, mas não sabe qual botão apertar para convencer o cientista disso. Meu problema, mais que de discriminação de estímulos, é de dissociação entre significado e significante - o conceito está aqui, a palavra acolá, e nenhuma ponte pode ser estabelecida entre eles. Inteligência também pode ser isso - a capacidade de conectar (e desconectar, e reconectar de formas criativas) significantes e significados, e significantes e significantes, e significados e significados.

Voltando aos meus pares de objetos indiscrimináveis. É claro que eu seria uma pessoa bem mais feliz se todos os problemas da minha vida fossem como esse - em que pesem minhas dificuldades associativas, até que me viro bem com minhas compras, frutas, standards de jazz e séries de ação.

Só que, recentemente, o problema piorou um pouquinho.

Três das minhas coleguinhas do curso de francês chamam-se Britney, Melanie e Kimberly (nomes inventados, claro).

Convivo com elas quatro vezes por semana e já estou até entrando na fase em que os estereótipos a seu respeito - a esportista, a trabalhadeira e a esforçada - cedem lugar a pensamentos sobre cada uma delas.

Mas não há pensamento que me faça conectar indubitavelmente esses estereótipos com os nomes - corretos - delas. Morro de vergonha a cada comment ça va que lhes dirijo.

Do atacado e do varejo, já desisti. Outro dia mesmo meu pai me explicou - ou antes, conectou significante e significado - e eu avisei que não adiantava, que eu iria esquecer. Não deu outra.

Mas dos nomes dessas pessoas - que, ao fim e ao cabo, são as que mais vejo aqui em New Orleans - não quero abrir mão. Começa assim, e daqui a pouco estou saindo de casa de moletom.

A conexão entre aprender nomes e (não) vestir moletom fica a cargo do leitor, bem como a discriminação entre um moletom e um vestido rodado. É esse o teste de inteligência do dia - autores do QI, morram de inveja.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial