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segunda-feira, 15 de setembro de 2008

A cultura estado-unidense (Ou: a camisinha de Jesus e dos advogados, em múltiplas cores, luzes e sabores)

Nada até hoje definiu tão bem, e em tão pouco espaço, alguns dos principais vértices da cultura estado-unidense quanto o anúncio abaixo, mostrado aqui em duas fotos:




Frase a frase, a cultura estado-unidense em todo o seu esplendor:

1) "Although no contraceptive can provide complete protection, Hygeia condoms, when properly used, may prevent the transmission of AIDS and sexually transmitted diseases."

Já vi tudo. Era uma vez, nos idos anos 90, a propaganda original das Hygeia condoms: "nossas camisinhas são as melhores do mercado! Impedem a transmissão do vírus da AIDS e da maioria das DSTs!". Aí vem a Associação Cristã de Pais e Moços e mete-lhe um processo, alegando 1) que a empresa está divulgando informação enganosa, pois só a abstinência sexual impede completamente a transmissão de vírus e fluidos corporais diversos entre as pessoas; 2) que, com isso, a empresa está fomentando a promiscuidade entre os jovens. A Hygeia perde milhões de dólares e reformula sua propaganda para o texto do anúncio atual, que decididamente não peca pela falta de reticências: se e apenas no caso de as camisinhas serem bem utilizadas, pode ser que elas evitem alguma coisa. Só ficou faltando a conclusão perfeita: "ou não".

Mas é claro que nada disso aconteceu. A Hygeia não perdeu nem um centavo - a Hygeia não é boba. A propaganda é como é justamente para impedir que a história acima aconteça.

2) "The best method of AIDS prevention is abstinence before marriage and a monogamous relationship during marriage."

Os estado-unidenses realmente levam a sério aquela história de que os olhos do Senhor estão sobre os piu-pius. Eles não se contentam, no caso, com uma empresa de camisinha cujo único objetivo seja... Vender camisinhas. A empresa tem que, além disso, dizer como você deve viver a sua vida.

Talvez o combo duo pack abstinência + monogamia funcione cá por estas bandas. No Brasil, curiosamente, é justamente a monogamia no casamento heterossexual - e a confiança em que o parceiro também seja monogâmico - a responsável pelo maior número de mulheres infectadas pelo HIV nos últimos anos.

3) "Hygeia condoms are available here for your privacy and convenience. This dispenser serviced at frequent intervals."

Olha, amigo, depois não diga que não avisamos: a gente já deixou bem claro que a abstinência e a monogamia são as melhores opções para você. Mas se você ainda não se convenceu e quer mais é partir para a putaria mesmo, pode contar conosco! Servimos bem para servir sempre.

4) O restante do anúncio especifica os tipos de camisinhas vendidas: as não-lubrificadas que brilham no escuro e as lubrificadas que vêm em diversas cores e sabores.

O mais curioso de tudo é que as camisinhas brilhantes foram a mais total e completa novidade para mim - eu, que venho de um suposto país tropical e sensual, das morenas sestrosas de olhar indiscreto e das prostitutas mais celebradas do planeta. Não que as tais camisinhas não existam: tenho certeza de que o sex shop paulistano mais furreca deve estar abarrotado delas. Mas as grandes redes de farmácia, que eu tenha reparado, não costumam alardear camisinhas fosforecentes pelas prateleiras - eu, pelo menos, nunca vi. Coube a um posto de beira de estrada estado-unidense apresentar-me mais esta maravilha da indústria sexual.

(E que fique bem claro: estou pensando em não experimentá-la.)

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