Mudei de endereço

Postar um comentário

segunda-feira, 30 de junho de 2008

O jeito nas cadeiras

"Olha o jeito nas cadeiras que ela sabe dar
Olha só o remelexo que ela sabe dar"

(Isto Aqui O Que É?, Ary Barroso)

Esse papo de cadeiras do último post ajudou-me a recordar mais um fiapo de sabedoria daquela época em que a maioria da humanidade atinge o ápice de seu desenvolvimento intelectual: a infância. A partir daí, é ladeira abaixo, e não tenho motivos para supor que comigo tenha sido diferente, como a seguinte história facilmente comprova:

A morena das cadeiras de que me falava João Gilberto era formada com nota dez e três estrelinhas num curso de boas maneiras, além de ser dotada de uma sensibilidade ímpar para o manejo da vida em sociedade. Pois a morena, ao dar uma festa, dava um jeito nas cadeiras de modo que, em primeiro lugar, ninguém precisasse ficar de pé se não quisesse, e sem que as cadeiras obstruíssem a pista de dança ou o caminho dos garçons. Supridas estas primeiras e básicas necessidades, a moça fazia mais: delicadamente conduzia os convidados às suas respectivas cadeiras, de forma que amizades antigas fossem restabelecidas, atuais fossem mantidas e novas fossem criadas - tudo pela proximidade cadeiral.

Mas isto não garantiria para a moça mais do que um dez no curso de etiqueta. Para granjear as três estrelinhas, foi necessário contar com aquilo que não se aprende na escola: sua sensibilidade para detectar as sutilezas das relações sociais. Ao perceber, em plena festa, que um ex-marido se sentava perto de uma ex-sogra, ou que uma amante se aproximava de uma esposa, a morena, do alto de suas sandálias de prata, dava um remelexo nas cadeiras - e assim os convidados, mal se dando conta do que se passara, eram reconduzidos a companhias mais adequadas, atuais maridos com atuais sogras, amantes com maridos, amantes com esposas.

E foi devido a esse excepcional talento que a morena foi imortalizada por Ary Barroso. Porque dar um jeito nas cadeiras, até eu dou. Mas o remelexo, só a morena das sandálias de prata era capaz de dar.


***

Voltando ao assunto do post anterior, podem respirar sossegados que o Gabriel não ajeita nem remelexe cadeira alguma na entrevista com o Vinny.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial