Mudei de endereço

Postar um comentário

sexta-feira, 27 de julho de 2007

De volta à terceira série

O Lucas Murtinho publicou no blog dele um questionário desses que a gente respondia num caderninho cor-de-rosa do alto de nossos dez anos de idade e sabedoria: “Qual sua cor favorita? Sua fruta favorita? Sua melhor qualidade?”. que o tema deste é literatura! Então, que o infantil se apossou de mim hoje, vamos :

1. Que livro você está lendo?

De Amor e Trevas, de Amós Oz, além dos psicanalíticos de sempre: Freud, Bion e os inevitáveis artigos sobre dependência química.

2. Lembra do seu primeiro livro?

Turma da Mônica! Todas as revistinhas no dia em que chegavam às bancas – Mônica, Cascão, Cebolinha e Chico Bentoque depois eu relia pelo resto da semana. Depois saiu também a revistinha da Magali, quando eu tinha 6 anos. Perder o concurso que elegeria o nome do gato da Magali foi talvez a primeira grande frustração de minha vida.

3. No Brasil, sabemos que a leitura não é um hábito da população em geral. Quantos livros, em média, você por mês?

Um, se tanto. Leio pouco e muito devagar. Além do que, estou sempre estudando psicanálise, então...

4. Você tem um gênero favorito? Qual?

Geralmente leio romances. Confesso também possuir um estranho pendor para as biografias e auto-biografias. Li até a do B.B. King – o que é ainda mais impressionante se considerarmos que não possuo nenhum disco dele.

5. Alguns escritores, além de grandes artistas, são vistos comoseres superiorespor alguns leitores.Você tem ídolos escritores? Quais?

Não. Meus ídolos são outros. A exceção talvez seja o Amós Oz, por quem me apaixonei na última Flip.

6. Você distingue o escritor pelo gênero - poesia, conto, romance, etc - ou acredita que escritor é escritor e ponto?

Sim. Escritor de romance é diferente de escritor de poesia que é diferente de escritor de ofícios que é diferente de escritor de bula. Eu, por exemplo, sou escritora de blog.

7. A internet pode se transformar em uma ameaça para a leitura de livros?

A Internet vai acabar com os livros? O iPod vai acabar com os discos? A batata ruffles vai acabar com a batata frita? Zzzzz...

8. Se você pudesse, como acabaria com o analfabetismo no Brasil e como implantaria o hábito de leitura?

Para o analfabetismo, inclusive o funcional, a solução é óbvia, embora exija décadas de vontade política para ser implementada. Em duas palavras: Dona Mariquinha. Falta uma boa Dona Mariquinha na vida da maioria dos brasileiros, isto é, educação fundamental de qualidade. Este é o primeiro e fundamental passo. Sobre a implantação do hábito de leitura, não faço idéia, até porque não tenho hábito e sim paixão pela leitura e literatura.

9. José Saramago declarou recentemente que sempre será comunista, embora saiba que este é um assunto ultrapassado. Um escritor deve manter para sempre seus valores, ou pode mudar de opinião?

Valor é uma coisa, opinião é outra. Maçãs e laranjas.

10. Uma frase para o Dia do Escritor:

Como eu queria ser escritora”, by Camila.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial