Mudei de endereço

Postar um comentário

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Os 200 de E a I

Então estou completamente bitolada. E está engraçadíssimo porque nunca pensei nas coisas desse jeito. Tudo, agora, são iniciais: no meu aparentemente infindável processo de digitalizar e queimar todos os meus discos, dentro de poucos minutos chegarei à letra J, e a sensação é de que dela não sairei jamais, pois minhas prateleiras abrigam quatro grandes enjotados: James Taylor, João Gilberto, John Coltrane e Joni Mitchell. Já o I, por exemplo, foi ridículo, só tem praticamente Ivan Lins. Assim como o F, que quase não vai além do Frank Sinatra. Incrível, repito, como nunca pensei sobre música nesses termos: há pouquíssimos efes e is na minha vida! Ou melhor, é absolutamente crível, porque convenhamos - quanta bobagem.

Mas, como eu ia dizendo, blog é pra essas coisas, então continuemos com a bobajada. Meus dois outros grandes entraves, depois do J, serão o M e o P. O eme é de lei, como todo jogador de stop bem sabe: é a letra que todo mundo torce pra sair, a letra que gera um STOP! em menos de um minuto. Nos meus CDs, claro, também vigora a abundância dos iniciados por eme. Com a grande diferença de que, exatamente por isso, o STOP! demorará muito mais a sair.

Mas o P... O pê, com seus Pats, Pauls, Paulos e Paulinhos, vai ser ainda mais complicado. O pê vale por uns dez efes e is.

Agora repitam comigo esta frase, esta pérola de sabedoria, este ensinamento que certamente iluminará o seu dia:

"O pê vale por uns dez efes e is."

Bom. Depois de tantos raciocínios primorosos - eu diria, até, acadêmicos em seu rigor -, passemos sem mais delongas à continuação da lista:


E.S.T. - Seven Days of Falling

Eberhard Weber - The Following Morning

Edu Lobo - Cantiga de Longe

Elis Regina - Elis (1973); Elis (1974); Essa Mulher; Elis Especial; Elis & Tom

Ella Fitzgerald - The Cole Porter Songbook; Porgy & Bess

Ennio Morricone - Cinema Paradiso

Everything But The Girl - Amplified Heart

Frank Sinatra - Songs For Young Lovers; Swing Easy; Francis Albert Sinatra & Antonio Carlos Jobim; Sinatra/Basie

Fred Hersch - Leaves of Grass

Gal Costa - Aquarela do Brasil

Guinga - Delírio Carioca; Noturno Copacabana

Herbie Hancock - Maiden Voyage; Speak Like a Child

Hermeto Pascoal - Festa dos Deuses

Horace Silver - Song For My Father

Ivan Lins - A Noite; Cantando Histórias; Somos Todos Iguais Esta Noite

***

Como o Francisco, o Mariano e o Mandacaru devem ter reparado, quando o disco é de dois ou mais artistas estou classificando-o sob o nome do primeiro - não é assim que o mundo das letras e das ciências funciona? O melhor e mais popular dicionário de Psicanálise, por exemplo, é mundialmente conhecido como Laplanche; apenas os chatos dizem Laplanche e Pontalis. Da mesma forma, Elis & Tom fica catalogado sob Elis, e assim por diante*. Além disso, haja paciência pra ficar escrevendo Fulaninho Trio, Fulaninho Quartet, Fulaninho & Banda, The Fulaninho Group, Fulaninho & Sua Orquestra. Tudo isso está virando, simplesmente, "Fulaninho".

Para amanhã, um projeto ambicioso: o J e o K (que também é de respeito, por causa dos Keiths). Desejem-me boa sorte.


* Ainda na graduação, eu achava esse sistema muito injusto, pois ele implicava que, na dupla dinâmica Botter & Pavanelli, apenas a Bel seria famosa. Tranqüilizei-me quando descobri que Pontalis é O cara - há esperança no mundo para as pessoas com sobrenome em P.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial