Mudei de endereço

Postar um comentário

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Abaixo a legitimação do desejo

Via Nonsense:

Salto alto pode melhorar vida sexual de mulheres.

Como se alguém ainda tivesse alguma dúvida: alguns sapatos fazem com que eu me sinta mais sexy só de pensar em usá-los. Óbvia e infelizmente, porém, a pesquisa passa longe dos meandros do desejo humano e trata de músculos e reflexos e planos inclinados.

Mas um lampejo de humanidade está presente na revelação das motivações da pesquisadora:

"A pesquisadora, de 34 anos de idade, diz que gosta de usar salto alto. Preocupada com informações, nem sempre comprovadas, que ligavam o uso de sapatos de salto a males como a esquizofrenia, ela resolveu procurar algo de positivo no uso do acessório."

Sinceramente: deu dó. Lembrei-me de um ex-bachelor que certa vez declarou solenemente ter descoberto a causa científica do meu prazer com determinada prática sexual:

"É que ativa a circulação de sangue na região."

Também dele, deu dó. Que dó, precisar justificar o desejo e o prazer com uma pesquisa científica. Que dó, precisar justificar o desejo e o prazer com qualquer coisa. É como se, antes de ficar comprovado que salto alto relaxa a musculatura pélvica, meu gosto em usar sapatos, botas e sandálias de salto fosse uma tara inexplicável e vergonhosa, uma "coisa da minha cabeça" tão pouco merecedora de crédito quanto os sintomas histéricos antes do advento da psicanálise. Mas agora, não mais: agora, a ciência explica (explica?!?) a conexão sexo-salto alto, justificando e legitimando meu prazer. Ufa: não preciso mais ter vergonha de apreciar tais sapatos! Afinal, meu fascínio por eles não é um produto da minha imaginação pervertida: saltos altos realmente facilitam o orgasmo, pesquisas comprovam!

Algumas pessoas pensam e sentem assim, sem se dar conta. Elas não chegam a articular todas as frases da linha de raciocínio delineada acima, que começa na culpa por um determinado prazer subjetivo - muito embora socialmente compartilhado - e termina na promessa de alívio oferecida por uma comprovação científica impregnada de objetividade (objetividade??!). Dessas pessoas - desse jeito de pensar - eu quero distância; e muita proximidade eu quero de quem compartilhe de meus gostos e desejos sem que eu precise parar tudo, ir à lousa (de salto alto) e dar uma aula de ciências sobre eles. A menos, é claro, que este seja o desejo da pessoa em questão.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial