Mudei de endereço

Postar um comentário

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Um site sobre política nacional, por favor

É chegada a hora de dizer: há muito tempo venho procurando. Talvez eu não esteja sabendo direito onde procurar - e esta é, na verdade, minha principal motivação para escrever este post -, mas o fato é que, até agora, encontrar um bom site sobre política nacional vem se mostrando tão difícil quanto encontrar um bom político nacional, estadual ou mesmo municipal.

Com relação ao que se passa no mundo, tenho o Pedro Dória sempre ao meu lado, a me indicar caminhos e notícias que realmente importam. Onde mais eu ficaria sabendo sobre o massacre em Myanmar ou sobre o Irã gay? Pelo Estado ou pela Folha é que não - ou talvez até sim, mas certamente seriam notícias carregadas de fatos tão precisos quanto irrelevantes. O contexto histórico e político, a análise crítica - para isso conto com ele. Como hoje, por exemplo: em cinco pequenos e fundamentais parágrafos, ele desvela parentescos a princípio insuspeitados entre pessoas e grupos intelectuais tão distintos - mais ou menos como o Luís Claudio faz com a Psicologia, destrinchando as matrizes do pensamento psicológico:

"nas críticas que faz aos valores rasos, ao consumismo, à substituição de uma ética igualitária por uma ética de mercado, ela [autora de uma matéria no Observer] forja um elo impressionante. É a mesma crítica ao Ocidente feita pelo papa Bento 16.

Assim, numa ou duas frases publicadas num jornal britânico, uma intelectual de esquerda acaba de aproximar-se do conservadorismo católico em sua maneira de ver os males de nosso mundo.

A ambos juntam-se, com muito menos sofisticação mas a mesma crítica, uma penca de terroristas islâmicos.

Deu nó?

Do outro lado do ringue senta-se confortável o discurso de plena liberdade de mercado traz e representa liberdade plena para todos."

É esse tipo de alimento para o pensamento que busco desesperadamente em relação à política no Brasil. Por enquanto, ando passando fome.

Pra onde eu vou? Pro blog do Noblat? Ele pode ser bem útil, concordo - quando estamos atrás de coisas como acompanhar votações pop no Senado em tempo real ou saber qual é a agenda do presidente. O problema é que essas coisas não me interessam.

Sites de esquerda, contra-burguês-vote-16? Sorry, mas sou a própria burguesa - classe média, letrada e consumista.

Se alguém soube procurar melhor do que eu, é favor avisar.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial