Mudei de endereço

Postar um comentário

quarta-feira, 27 de junho de 2007

Suíte Elaborações

Namoro


Dia desses, em pleno desespero pós-término de namoro, ouço os seguintes conselhos de uma pessoa que, embora pouco me conheça, gosta de mim o suficiente para se deixar tocar por meu sofrimento:

Não fica assim, não vale a pena. Ele não merece o seu choro. Você vai arrumar outro muito melhor.”

Este é apenas o segundo namoro em minha vida que chega ao fim. Mas, após ouvir as três declarações acima, tive um insight: se dez vezes eu namorar e dez vezes o namoro acabar, dez vezes ouvirei a tríade: não vale a pena; ele não merece; outro melhor virá.

E por quê? Porque – é incrível – funciona. Imediatamente me acalmei. “É isso mesmo!”, pensei. “Ele não merece!”, resmunguei comigo mesma, indignada!

***

PÁRA TUDO.

Assustaram-me a rapidez e a indignação com as quais, mentalmente, acatei os conselhos. De repente, transformei-me na mulher despeitada e desrespeitada, vítima de grande ofensa, calúnia ou difamação.

Mas, um instantinho . Terminar o namoro foi uma decisão minha, tanto quanto dele. E o André é tão cafajeste quanto eu sou uma bailarina. Que mal fez ele, então, para eu me sentir tão ofendida?

Foi que me dei conta. Não dele, mas de mim: da parte de mim que se sentiu ultrajada. Ainda não a conheço muito bem. Sofro intensamente, porém, os efeitos de seus desvarios.

Estamos falando da parte de mim que quer ser a deusa do universo. (Qualquer universo.) E, para essa deusa em potencial, qualquer coisa menor do que a divindade é cafajestagem das baixas.

E, com o fim de um relacionamento (ou seria essa a causa do fim? But I digress.), inevitavelmente sobrevém a sua abjuração.

Sim, meus caros. Passar de namorada a ex é passar de fina camisa de linho costurada sob medida a camiseta da C&A. É passar, de mesa talhada em madeira maciça, a escrivaninha de compensado da Tok Stok. É ver-se transformada, de filme cambojano que ninguém viu na Mostra Internacional de 97, a mais um episódio de Friends.

É mudar o tipo de artigo que me acompanha. Não sou mais a namorada. Sou uma ex-namorada, dentre outras.

Naturalmente, tais mudanças não são, em si, ruins. Afinal, promoções da C&A são sempre bem-vindas, meu consultório conta com a presença de uma linda escrivaninha Tok Stok e prefiro Friends a 90% da programação atualmente em cartaz no Espaço Unibanco.

Todavia, passar de artigo de luxo a artigo de consumo de massa é sempre um golpe no próprio narcisismo. Tipo: primeiro o homem descobriu que a Terra é mais um planetinha marreta girando em torno do Sol. Depois, que ele próprio é uma criatura nem mais nem menos animalesca do que um macaco. Em seguida, que ele não sabe por que faz boa parte do que faz (isto é, o inconsciente existe). E, finalmente, o homem descobriu que ele pode virar um reles ex a qualquer instante.

Mas, sabem do que mais? Aquela parte de mim da qual lhes falei, a da deusa em potencialela é importante, viu. Ela é importante e sempre precisará ser respeitada, em qualquer relacionamento em que eu estiver.

Mas ela não é a mais importante. Definitivamente, não me deixo dominar por ela.

Então, queridos conselheiros que tanto me querem bem... Desculpem , mas sofrer vale a pena, sim. Vale a pena porque o meu ex-namorado (olha , é possível juntar artigo definido com o prefixo ex!) é lindo, querido e fabuloso. E terminar um relacionamento com ele merece todo o sofrimento do mundo.

Agora, com uma coisa eu concordo. É a terceira declaração-conselho-profecia. Mais uma vez:

Você vai arrumar outro muito melhor.”

Com um retoquezinho aqui, outro ali, isso vira:

Coisas melhores virão."

Agora, sim. Coisas quais, não faço idéia melhores virão. Disso, amigos, não tenho nenhuma dúvida.

Marcadores: ,

5 Comentários:

Às 28 de junho de 2007 às 08:30 , Blogger Bel disse...

pois é, Cami... é duro quando "qualquer coisa menor do que a divindade é cafajestagem das baixas", pois não sobra muita coisa à altura de nossa magnitude... Por outro lado, fico feliz quando percebo que o nosso "euzinho" se desdobra, na verdade, em vários euzinhos, dentre eles a deusa em potencial (outro jeito de falarmos da terceira ferida narcísica que vc citou). Mas concordo com vc: ela não é, de fato, a parte mais importante, embora tenha sim de ser levada em conta, assim como mandada ao inferno, noutros momentos!

 
Às 28 de junho de 2007 às 08:45 , Anonymous Anônimo disse...

Mudanças....
São parte da vida.
Sem elas não teria graça. Tudo seria perfeito demais.

Lalas

 
Às 28 de junho de 2007 às 10:13 , Blogger quem passa disse...

Eu acho, de coração, que a gente se torna menos vulnerável às cafagestagens quando percebemos que o que nos faz divinas não é simplesmente o olhar de um outro.
Beijos!

 
Às 28 de junho de 2007 às 21:49 , Blogger cintia disse...

Camila,
Parabéns pelo blog. Bom te ler, bom comentar. Sobre a história de ser "ex" te colocar em uma condição de `segunda classe` ... não sei não. Acho que depende muito de QUEM você é "ex". Você tem pedigree. Ser "ex" de gente legal dá até um certo status. :) Beijão linda.

 
Às 29 de junho de 2007 às 12:00 , Blogger Camila disse...

Bel: em que medida levá-la em conta e a partir de que ponto mandá-la ao inferno, eis a questão. Lalas: é isso aí, que de perfeição já basta a Gisele Bündchen. Mari: de coração, concordo com você. Mas há muito que deixei de acreditar num ideal de auto-suficiência: olhar do outro é bom sim, e sempre será, em alguma medida, necessário. De preferência, não muito. Cintia: status, jura? Bom, então devo estar bem aos seus olhos, pois sei que você adora o André... Beijos a todas!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial